Estágio Eaton

Com devoção e entusiasmo, o sul do mundo copia e multiplica 7541

Com devoção e entusiasmo, o sul do mundo copia e multiplica os piores costumes do norte. E do norte não recebe as virtudes, mas o pior: torna suas a religião norte-americana do automóvel e do desprezo pelo transporte públicoa) bem como toda a mitologia da liberdade de mercado e da sociedade de consumob). E o sul também recebe, de braços abertosc), as fábricas mais porcas, as mais inimigas da natureza, em troca de salários que dão saudade da escravidão.

No entanto, cada habitante do norte consome, em média, dez vezes mais petróleo, gás e carvão; e, no sul, apenas uma de cada cem pessoas tem carro própriod). Gula e jejum do cardápio ambientale): 75% da contaminação do mundo provém de 25% da população.

E, nessa minoria, claro, não figuram o bilhão e duzentos milhões que vivem sem água potável nem o bilhão e cem milhões que, a cada noite, vão dormir de barriga vazia. Não é "a humanidade" a responsável pela devoração dos recursos naturais nem pelo apodrecimento do ar, da terra e da água. O poder encolhe os ombros: quando este planeta deixar de ser rentável, mudo-me para outro.

(Eduardo Galeano. O teatro do bem e do mal. Trad. Sérgio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 2006, p.123.)

Assinale a opção em que a expressão retirada do texto foi empregada em sentido denotativo.

Questão no QuestionsOf: Com devoção e entusiasmo, o sul do mundo copia e multiplica 7541

Questões similares